SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Crónica de um Projeto de Investigação: Os Testemunhos Pessoais dos Seus investigadores em Tom de Contra-MemóriaPercursos de Inclusão e de Exclusão Social no Ensino Profissional: Um Mapeamento de Abordagens Concetuais através de Revisão Integrativa de Literatura índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

OLIVEIRA, Ivan Lucas de  e  SANTOS, Deivid Alex dos. O Duolingo e o IMVU no Ensino e Aprendizagem de Língua Espanhola: Práticas Ludopedagógicas e Interativas. Sisyphus [online]. 2023, vol.11, n.2, pp.242-263.  Epub 25-Jul-2023. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.27986.

A presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do Duolingo e do IMVU para as práticas ludopedagógicas no ensino e aprendizagem de Língua Espanhola por meio dos relatos de estudantes e um professor do primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição privada. Participaram da pesquisa doze alunos e um professor de língua espanhola. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico com cinco questões e um questionário estruturado com nove questões. As análises foram realizadas de acordo com o objetivo proposto com base nos relatos dos alunos e do professor. Os resultados demonstram que os alunos relatam que o uso do Duolingo e do IMVU corroboram para a potencialização dos processos de aprendizagem da escrita e da fala nas aulas de língua espanhola. Considera-se, portanto, o uso de jogos e aplicativos digitais como uma importante ferramenta para o ensino de língua espanhola no Ensino Médio.

Palavras-chave : jogos on-line; ensino de espanhol; duolingo; IMVU; práticas ludopedagógicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )