SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Juventudes Ciborgue do Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

ESPINDOLA, Marina Bazzo de  e  GRANE, Mariona. Abordagens Críticas em Tecnologia Educativa: questionamentos necessários. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.6-10.  Epub 18-Fev-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/10.25749/sis.33458.

Este monográfico tem como objetivo reunir produções do campo de pesquisa em educação e tecnologias desde uma perspectiva crítica, com o objetivo de aprofundar nosso entendimento sobre as implicações e possibilidades das TDIC no e para o contexto educativo. Está composto por 9 artigos sobre a relação educação e TDIC que exploram: a formação de professores no sentido de superar a mera instrumentalidade das tecnologias, discutindo possibilidades crítico-reflexivas, a formação plena de estudantes diante dos desafios da contemporaneidade, como estes desafios impactam os currículos escolares e a necessidade de discutir o que e para que ensinar em relação às tecnologias digitais; e por fim discutem as próprias tecnologias educativas e o seu desenvolvimento a partir da perspectiva crítica.

Palavras-chave : tecnologia educacional; teoria crítica da tecnologia; formação de professores; cultura digital; TIC.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )