SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Critical Approaches in Educational Technology: necessary interrogationsPowerful Knowledge and Artificial Intelligence (AI):Didactically Aligning Technologies to Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

SOUSA, Manuel Benjamin Monteiro Liberal. Juventudes Ciborgue do Ensino Médio. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.11-30.  Epub Feb 18, 2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.29302.

Quando entramos em uma sala de aula do ensino médio, é cada vez mais raro encontrar algum jovem que não possua celular. Artefato este que parece funcionar como uma prótese destes alunos, praticamente implantada em suas mãos, e incorporada a quase todas as suas práticas culturais. Ao entrevistar 168 jovens de uma Escola Pública, por meio de questionário semiestruturado e por meio do Grupo de Discussão, este trabalho teve como objetivo identificar a percepção dos estudantes do 1ª ano do Ensino Médio da rede pública da cidade de Santarém/Pa/Brasil sobre o uso do celular. Após estudo dos dados, foi possível criar os seguintes eixos de análise: 1) Jovens Multiletrados, 2) Jovens que se relacionam de múltiplas formas e 3) Jovens envolvidos em práticas de consumo. Como resultado, foi possível perceber que os celulares acompanham esses jovens continuamente, fazem parte de suas vidas e das atividades relacionadas à sua condição juvenil, sendo, em certa medida, determinante na ocorrência dessas práticas.

Keywords : juventudes; estudos culturais; tecnologia; escola..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )