SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Juventudes Ciborgue do Ensino MédioPara Além das Plataformas e do Tecnicismo: Narrativas Digitais e Formação Docente Crítico-Reflexiva índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

OLIVEIRA, Edna Araujo dos Santos de. Conhecimento Poderoso e Inteligência Artificial (IA): Aliando Didaticamente Tecnologias para Educabilidades. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.31-45.  Epub 28-Fev-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.29463.

A proposta deste artigo ancora-se em reflexões advindas de um curso de formação de professores para discorrer sobre como a educação pode contextualizar-se didaticamente de conhecimento poderoso em tempos de cultura digital considerando a influência das atuais IA na educação. Metodologicamente, o artigo fundamenta-se arcabouço da teoria multirreferencial de Ardoino e estratégia de grupo focal, com a qual elaboramos uma atualização teórica frente os desafios tecnológicos apresentados na atualidade para a educação. Consideramos que o questionamento ‘qual conhecimento é necessário aprender?’ deva ser tanto uma questão epistemológica que constitui o direito de aprender dos educandos, quanto uma questão de atualização didática dos docentes na contemporaneidade. Fundamental pensarmos em uma educação instituinte de conhecimento realmente poderoso para ultrapassar a lógica instaurada de que viver a cultura digital é utilizar apenas as ferramentas tecnológicas acriticamente, uma vez que pensar as estratégias didático-pedagógicas colaboram na construção e aquisição do conhecimento poderoso.

Palavras-chave : educação; conhecimento poderoso; tecnologias; inteligência artificial..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )