SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Conocimiento Poderoso e Inteligencia Artificial (IA): Aliando Didáctamente las Tecnologías a la EducaciónTecnologías en la Educación y la Formación Continua de Docentes: Más Allá de la Perspectiva Reduccionista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

RODRIGUES, Alessandra  y  ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Para Além das Plataformas e do Tecnicismo: Narrativas Digitais e Formação Docente Crítico-Reflexiva. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.46-68.  Epub 28-Feb-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28803.

A complexidade da cultura digital atravessada pela plataformização da educação tem sido foco de interesse de pesquisas em diferentes partes do mundo. Nesse cenário, a formação de professores também é instada a ir além do uso instrumental das tecnologias digitais em direção à reflexão crítica acerca de seus efeitos nos processos de ensino e de aprendizagem na contemporaneidade. Nesse contexto, este estudo volta-se às compreensões de estudantes de mestrado em Educação em Ciências acerca da experiência de produzir e compartilhar narrativas digitais em uma disciplina curricular denominada “Educação e Tecnologias”. Os dados foram coletados por meio de questionário. Os resultados indicam que o trabalho com as narrativas digitais na formação de professores foi compreendido como promotor de uma práxis contextualizada, humanizadora e emancipadora. Também sugerem que a experiência impulsionou a construção autoral em contraposição ao compartilhamento impulsivo e irrefletido de informações. Assim, superou a lógica instrumental de formações focadas no uso de recursos tecnológicos “pré-fabricados” por plataformas e, muitas vezes, sem reflexão pedagógica.

Palabras clave : plataformização; narrativas digitais; formação de professores..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )