SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Beyond the Plataforms and Techniques: Digital Storytelling and Critical-Reflective Education Teacher EducationEducation and Technologies as a Commitment: Propositions to Think About the Study of Technique in an Educational Context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

SANTOS, Joana Koscianski dos  and  GIACOMAZZO, Graziela. Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de Professores: Para Além da Perspectiva Reducionista. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.69-88.  Epub Feb 18, 2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28780.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender as abordagens teórico-metodológicas que fundamentam as propostas de cursos da formação continuada dos professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina - Brasil, para integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica. Para tanto, o recorte apresentado neste artigo explicita os conceitos de formação e tecnologia expressos em seis (6) propostas de formação de professores no período de 2008 a maio de 2020. Caracteriza-se como pesquisa documental a partir da análise de conteúdo de Bardin (2004) numa abordagem qualitativa. As discussões teóricas se centraram nas concepções, perspectivas e aspectos históricos da formação de professores, especificamente a formação continuada, com os autores Freire (1997)e Nóvoa (2002), e na filosofia da tecnologia, tendo como referência Pinto (2005) e Feenberg (2002, 2013). Compreende-se que o processo de formação continuada carece da compreensão da tecnologia em suas dimensões histórica, filosófica e pedagógica.

Keywords : tecnologia; educação; formação continuada; perspectiva crítica; professores..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )