SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Más Allá de las Plataformas y Técnicas: Narrativas Digitales y Formación Crítico-Reflexiva del ProfesoradoEducación y Tecnologías como Compromiso: Proposiciones para Pensar el Estudio de la Técnica en un Contexto Educativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

SANTOS, Joana Koscianski dos  y  GIACOMAZZO, Graziela. Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de Professores: Para Além da Perspectiva Reducionista. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.69-88.  Epub 18-Feb-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28780.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender as abordagens teórico-metodológicas que fundamentam as propostas de cursos da formação continuada dos professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina - Brasil, para integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica. Para tanto, o recorte apresentado neste artigo explicita os conceitos de formação e tecnologia expressos em seis (6) propostas de formação de professores no período de 2008 a maio de 2020. Caracteriza-se como pesquisa documental a partir da análise de conteúdo de Bardin (2004) numa abordagem qualitativa. As discussões teóricas se centraram nas concepções, perspectivas e aspectos históricos da formação de professores, especificamente a formação continuada, com os autores Freire (1997)e Nóvoa (2002), e na filosofia da tecnologia, tendo como referência Pinto (2005) e Feenberg (2002, 2013). Compreende-se que o processo de formação continuada carece da compreensão da tecnologia em suas dimensões histórica, filosófica e pedagógica.

Palabras clave : tecnologia; educação; formação continuada; perspectiva crítica; professores..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )