SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Para Além das Plataformas e do Tecnicismo: Narrativas Digitais e Formação Docente Crítico-ReflexivaEducação e Tecnologias como Comprometimento: Proposições para Pensar o Estudo da Técnica em Âmbito Educacional índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

SANTOS, Joana Koscianski dos  e  GIACOMAZZO, Graziela. Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de Professores: Para Além da Perspectiva Reducionista. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.69-88.  Epub 18-Fev-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28780.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que buscou compreender as abordagens teórico-metodológicas que fundamentam as propostas de cursos da formação continuada dos professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina - Brasil, para integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica. Para tanto, o recorte apresentado neste artigo explicita os conceitos de formação e tecnologia expressos em seis (6) propostas de formação de professores no período de 2008 a maio de 2020. Caracteriza-se como pesquisa documental a partir da análise de conteúdo de Bardin (2004) numa abordagem qualitativa. As discussões teóricas se centraram nas concepções, perspectivas e aspectos históricos da formação de professores, especificamente a formação continuada, com os autores Freire (1997)e Nóvoa (2002), e na filosofia da tecnologia, tendo como referência Pinto (2005) e Feenberg (2002, 2013). Compreende-se que o processo de formação continuada carece da compreensão da tecnologia em suas dimensões histórica, filosófica e pedagógica.

Palavras-chave : tecnologia; educação; formação continuada; perspectiva crítica; professores..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )