SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Tecnologías en la Educación y la Formación Continua de Docentes: Más Allá de la Perspectiva ReduccionistaEl Desarrollo de Tecnologías por la Escuela como Proceso de Lucha y Resistencia Contrahegemónica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

VELOSO, Braian. Educação e Tecnologias como Comprometimento: Proposições para Pensar o Estudo da Técnica em Âmbito Educacional. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.89-108.  Epub 18-Feb-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.29403.

O objetivo deste ensaio teórico é analisar a relação entre educação e tecnologias e propor uma nova forma de apreensão à luz do assim chamado comprometimento enquanto categoria analítica. Para atingir aquilo que objetiva, o artigo resgata contribuições da filosofia da técnica, passando pelas vertentes instrumentalista, determinista e substantivista até chegar à perspectiva de uma teoria crítica. Por meio do estudo, propõe-se a noção de tecnologia como comprometimento, evidenciando que a ação tecnologicamente mediada dá-se num circuito de interações e trocas - tanto materiais quanto simbólicas. Ao desvelar esse compromisso que subjaz à própria presença da técnica em âmbito educacional, o ensaio propõe o conceito de assumir o compromisso como pressuposto para a construção de espaços democráticos de debate que possibilitem, aos sujeitos comprometidos, a tomada de decisões sobre alternativas sócio-técnicas que tragam outras molduras para a realidade histórico-social.

Palabras clave : educação; tecnologias; técnica; filosofia da técnica; comprometimento..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )