SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Tecnologias na Educação e a Formação Continuada de Professores: Para Além da Perspectiva ReducionistaO Desenvolvimento de Tecnologias pela Escola como um Processo de Luta e Resistência Contra-Hegemônica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

VELOSO, Braian. Educação e Tecnologias como Comprometimento: Proposições para Pensar o Estudo da Técnica em Âmbito Educacional. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.89-108.  Epub 18-Fev-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.29403.

O objetivo deste ensaio teórico é analisar a relação entre educação e tecnologias e propor uma nova forma de apreensão à luz do assim chamado comprometimento enquanto categoria analítica. Para atingir aquilo que objetiva, o artigo resgata contribuições da filosofia da técnica, passando pelas vertentes instrumentalista, determinista e substantivista até chegar à perspectiva de uma teoria crítica. Por meio do estudo, propõe-se a noção de tecnologia como comprometimento, evidenciando que a ação tecnologicamente mediada dá-se num circuito de interações e trocas - tanto materiais quanto simbólicas. Ao desvelar esse compromisso que subjaz à própria presença da técnica em âmbito educacional, o ensaio propõe o conceito de assumir o compromisso como pressuposto para a construção de espaços democráticos de debate que possibilitem, aos sujeitos comprometidos, a tomada de decisões sobre alternativas sócio-técnicas que tragam outras molduras para a realidade histórico-social.

Palavras-chave : educação; tecnologias; técnica; filosofia da técnica; comprometimento..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )