SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3The Development of Technologies by the School as a Process of Struggle and Counter-Hegemonic ResistanceResearch and Teaching with Technologies Before and During the Pandemic in the National University of Luján author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

DELGADO, Cátia  and  DAMIAO, Maria Helena. Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.134-154.  Epub Feb 18, 2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.29439.

A transição dos recursos educativos do suporte de papel para o suporte digital está em curso em diversos países, tendo sido acelerada pela pandemia covid-19. Nos discursos de organizações internacionais e de instâncias políticas nacionais que a apresentam, é possível apurar uma dupla tendência: por um lado, fazem sobressair o imperativo da inovação tecnológica, na qual se reconhecem vantagens de diversa natureza; por outro lado, registam vários problemas dela derivados, sobretudo para a aprendizagem, que estudos dignos de confiança confirmam. É neste “duplopensar” que, no presente artigo, se analisa a dita transição, tendo sobretudo por referência a realidade portuguesa e europeia.

Keywords : transição digital; duplopensar; políticas educativas; narrativa global de educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )