SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3O Desenvolvimento de Tecnologias pela Escola como um Processo de Luta e Resistência Contra-HegemônicaPesquisa e Ensino com Tecnologias Antes e Durante a Pandemia na Universidade Nacional de Luján índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

DELGADO, Cátia  e  DAMIAO, Maria Helena. Sobre a Transição Digital de Recursos Educativos: A Figura do “Duplopensar” nos Discursos Políticos. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.134-154.  Epub 18-Fev-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.29439.

A transição dos recursos educativos do suporte de papel para o suporte digital está em curso em diversos países, tendo sido acelerada pela pandemia covid-19. Nos discursos de organizações internacionais e de instâncias políticas nacionais que a apresentam, é possível apurar uma dupla tendência: por um lado, fazem sobressair o imperativo da inovação tecnológica, na qual se reconhecem vantagens de diversa natureza; por outro lado, registam vários problemas dela derivados, sobretudo para a aprendizagem, que estudos dignos de confiança confirmam. É neste “duplopensar” que, no presente artigo, se analisa a dita transição, tendo sobretudo por referência a realidade portuguesa e europeia.

Palavras-chave : transição digital; duplopensar; políticas educativas; narrativa global de educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )