SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Research and Teaching with Technologies Before and During the Pandemic in the National University of LujánEducation, Democracy and Childhood: The Rebirth of an Everlasting Conversation? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

SALDANHA, Luís Cláudio Dallier. Análise da Educação Online na Pandemia de Covid-19 a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.179-190.  Epub Feb 18, 2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28797.

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades da mediação tecnológica na educação online durante a pandemia de Covid-19 a partir da teoria crítica da tecnologia de Andrew Feenberg. Destaca-se a tensão entre os significados atribuídos à tecnologia e sua implicação na análise do uso da tecnologia educacional. Como procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Para a abordagem crítica da tecnologia e sua relação com a educação, foram selecionados os trabalhos de Feenberg e Selwyn. Para a análise do uso intensivo de tecnologia na educação online no contexto da pandemia, foram selecionados artigos publicados entre 2020 e 2022 que problematizam o chamado ensino remoto. Como conclusão, identificou-se que as tensões e os desafios da mediação tecnológica na educação demandam respostas que superem a simples adesão ou negação da tecnologia.

Keywords : mediação tecnológica; educação online; tecnologia educacional; ensino remoto; teoria crítica da tecnologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )