SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Investigación y Docencia con Tecnologías Antes y Durante la Pandemia en la Universidad Nacional de LujánEducación, Democracia e Infancia:¿El Renacimiento de una Conversación Eterna? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

SALDANHA, Luís Cláudio Dallier. Análise da Educação Online na Pandemia de Covid-19 a partir da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.179-190.  Epub 18-Feb-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.28797.

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios e as possibilidades da mediação tecnológica na educação online durante a pandemia de Covid-19 a partir da teoria crítica da tecnologia de Andrew Feenberg. Destaca-se a tensão entre os significados atribuídos à tecnologia e sua implicação na análise do uso da tecnologia educacional. Como procedimento metodológico, adotou-se a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Para a abordagem crítica da tecnologia e sua relação com a educação, foram selecionados os trabalhos de Feenberg e Selwyn. Para a análise do uso intensivo de tecnologia na educação online no contexto da pandemia, foram selecionados artigos publicados entre 2020 e 2022 que problematizam o chamado ensino remoto. Como conclusão, identificou-se que as tensões e os desafios da mediação tecnológica na educação demandam respostas que superem a simples adesão ou negação da tecnologia.

Palabras clave : mediação tecnológica; educação online; tecnologia educacional; ensino remoto; teoria crítica da tecnologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )