SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Analysis of Online Education During the Covid-19 Pandemic from the Perspective of Feenberg’s Critical Theory of Technology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

TOMAS, Catarina; GOMES, Elisabete X.; GONCALVES, Carolina  and  GAZZINELLI, Juliana. Educação, Democracia e Infância: O Renascimento de uma Conversa Eterna?. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.191-215.  Epub Feb 28, 2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.31165.

Construindo um diálogo e uma oportunidade para estabelecer uma conversa entre a Teoria da Educação e a Filosofia e a Sociologia da Infância, este artigo parte das teorias emergentes sobre o(s) comum(s) na educação, propondo um novo terreno (para além do público e privado) em que podem surgir mais experiências educativas coletivas. Pretendemos contribuir para revisitar o campo da educação, da democracia e da infância. Considerando a conceção de democracia agonística de Chantal Mouffe e o apelo de Jacques Rancière por uma existência plena de acontecimentos, argumentamos que a educação deve abraçar as tensões dentro das experiências democráticas, superando as abordagens modernas e racionais que fundamentam a sua teoria e política. O nosso argumento reforça-se quando incorporamos a contribuição da Sociologia da Infância para rever as conceções de infância subjacentes às teorias consagradas da educação e da democracia. Defendemos uma visão da educação como um bem comum e uma experiência comum, que amplia as oportunidades das crianças para participar de um mundo comum.

Keywords : democracia; educação; comum(s); infância..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )