SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Análisis de la Educación en Línea Durante la Pandemia de Covid-19 desde la Perspectiva de la Teoría Crítica de la Tecnología de Feenberg índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

TOMAS, Catarina; GOMES, Elisabete X.; GONCALVES, Carolina  y  GAZZINELLI, Juliana. Educação, Democracia e Infância: O Renascimento de uma Conversa Eterna?. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.191-215.  Epub 28-Feb-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.31165.

Construindo um diálogo e uma oportunidade para estabelecer uma conversa entre a Teoria da Educação e a Filosofia e a Sociologia da Infância, este artigo parte das teorias emergentes sobre o(s) comum(s) na educação, propondo um novo terreno (para além do público e privado) em que podem surgir mais experiências educativas coletivas. Pretendemos contribuir para revisitar o campo da educação, da democracia e da infância. Considerando a conceção de democracia agonística de Chantal Mouffe e o apelo de Jacques Rancière por uma existência plena de acontecimentos, argumentamos que a educação deve abraçar as tensões dentro das experiências democráticas, superando as abordagens modernas e racionais que fundamentam a sua teoria e política. O nosso argumento reforça-se quando incorporamos a contribuição da Sociologia da Infância para rever as conceções de infância subjacentes às teorias consagradas da educação e da democracia. Defendemos uma visão da educação como um bem comum e uma experiência comum, que amplia as oportunidades das crianças para participar de um mundo comum.

Palabras clave : democracia; educação; comum(s); infância..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )