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Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

TOMAS, Catarina; GOMES, Elisabete X.; GONCALVES, Carolina  e  GAZZINELLI, Juliana. Educação, Democracia e Infância: O Renascimento de uma Conversa Eterna?. Sisyphus [online]. 2024, vol.11, n.3, pp.191-215.  Epub 28-Fev-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.31165.

Construindo um diálogo e uma oportunidade para estabelecer uma conversa entre a Teoria da Educação e a Filosofia e a Sociologia da Infância, este artigo parte das teorias emergentes sobre o(s) comum(s) na educação, propondo um novo terreno (para além do público e privado) em que podem surgir mais experiências educativas coletivas. Pretendemos contribuir para revisitar o campo da educação, da democracia e da infância. Considerando a conceção de democracia agonística de Chantal Mouffe e o apelo de Jacques Rancière por uma existência plena de acontecimentos, argumentamos que a educação deve abraçar as tensões dentro das experiências democráticas, superando as abordagens modernas e racionais que fundamentam a sua teoria e política. O nosso argumento reforça-se quando incorporamos a contribuição da Sociologia da Infância para rever as conceções de infância subjacentes às teorias consagradas da educação e da democracia. Defendemos uma visão da educação como um bem comum e uma experiência comum, que amplia as oportunidades das crianças para participar de um mundo comum.

Palavras-chave : democracia; educação; comum(s); infância..

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