SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Class matters: social class and adult educationDifficult Dreams: Unpacking the Mythologies of Human Capital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

HAMILTON, Sheri  and  COOPER, Linda. Porque é que a Classe é Importante: Raça e Classe na Educação de Adultos na África do Sul. Sisyphus [online]. 2024, vol.12, n.1, pp.13-36.  Epub May 01, 2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.30666.

Este artigo analisa o papel do conceito de classe nas práticas e na pesquisa em educação de adultos na África do Sul sob o apartheid e na era pós-apartheid. Historicamente, a educação de adultos dirigiu-se à classe trabalhadora negra e às comunidades negras oprimidas em geral. Na era pós-apartheid, as correntes de resistência na educação de adultos mantiveram-se, mas mudaram o foco para as desigualdades e opressões para além da classe social, como no caso da raça e do género. Grande parte da literatura sobre educação de adultos mostra relutância em abordar o conceito de classe e, em muitos casos, a classe já não é a principal categoria de análise. O artigo discute os recentes debates sociológicos sobre raça e classe e argumenta que eles são relevantes para a educação de adultos como um campo de práticas e de investigação. O artigo argumenta que a classe continua a “importar” se a educação de adultos concretizar o seu potencial de contribuir para a transformação socialista.

Keywords : África do Sul; classe operária; educação radical de adultos; transformação social; reprodução social; teoria social..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )