SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1La clase importa: clase social y educación de adultosSueños Difíciles: Desempaquetando las Mitologías del Capital Humano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

HAMILTON, Sheri  y  COOPER, Linda. Porque é que a Classe é Importante: Raça e Classe na Educação de Adultos na África do Sul. Sisyphus [online]. 2024, vol.12, n.1, pp.13-36.  Epub 01-Mayo-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.30666.

Este artigo analisa o papel do conceito de classe nas práticas e na pesquisa em educação de adultos na África do Sul sob o apartheid e na era pós-apartheid. Historicamente, a educação de adultos dirigiu-se à classe trabalhadora negra e às comunidades negras oprimidas em geral. Na era pós-apartheid, as correntes de resistência na educação de adultos mantiveram-se, mas mudaram o foco para as desigualdades e opressões para além da classe social, como no caso da raça e do género. Grande parte da literatura sobre educação de adultos mostra relutância em abordar o conceito de classe e, em muitos casos, a classe já não é a principal categoria de análise. O artigo discute os recentes debates sociológicos sobre raça e classe e argumenta que eles são relevantes para a educação de adultos como um campo de práticas e de investigação. O artigo argumenta que a classe continua a “importar” se a educação de adultos concretizar o seu potencial de contribuir para a transformação socialista.

Palabras clave : África do Sul; classe operária; educação radical de adultos; transformação social; reprodução social; teoria social..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )