SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Why Class Matters: Race and Class in Adult Education in South AfricaClass Matters, Then and Now: Adult Education, Class and the Psychosocial; Auto/Biographical Narrative Perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

CARPENTER, Sara et al. Sonhos Difíceis: Desvendando as Mitologias do Capital Humano. Sisyphus [online]. 2024, vol.12, n.1, pp.37-58.  Epub May 01, 2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.30926.

A teoria do capital humano (TCH) tem mudado o enfoque na abordagem, desde a teoria económica neoclássica para teorias normativa e prescritiva que destacam o entendimento de crescimento económico baseado em escalas diversas, designadamente da escala individual para a nacional. Neste artigo, um grupo de estudantes de graduação interroga as suas experiências de acumulação e de desenvolvimento do “capital humano”. Argumentam que a TCH tem no seu interior uma ideia falsa e generalizadamente aceite que obscurece como as relações transnacionais de patriarcado, raça e colonialismo constituem as relações de classe e, por essa via, criam a ideia de que investimentos no capital humano não podem ser ambicionados por todos. Neste artigo debate-se o modo como os aprendentes adultos entendem a classe social, enquanto uma relação socialmente constituída no quadro do capital; e defende-se a necessidade dos educadores de adultos trabalharem a partir de um conceito de classe mais complexo que reconhece relações com outras formas de opressão.

Keywords : capital humano; estudantes de graduação; educação de adultos; género; raça; internacional..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )