SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Difficult Dreams: Unpacking the Mythologies of Human CapitalCritical Factors that Contributed to the Successful Completion of Students’ Education Path in Youth and Adult Education Integrated to Secondary Level Vocational Education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

WEST, Linden. A Classe Importa, no Passado e no Presente: Educação de Adultos, Classe Social e as Perspetivas Narrativas Psicossociais e Autobiográficas. Sisyphus [online]. 2024, vol.12, n.1, pp.59-82.  Epub May 01, 2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.31183.

A classe foi importante para a educação de adultos no passado, mas ainda é relevante no mundo neoliberal. Todavia, pode ser difícil defini-la no contexto fragmentado da organização da classe social e do caráter causal e manual de muitas ocupações da classe média. Historicamente, nas sociedades industriais, a classe era moldada pelas relações de produção, enquanto que a consciência de classe se constituía num fenómeno cultural, definido também pelos próprios trabalhadores nas lutas educativas e políticas. Mas as sociedades industriais do presente possuem uma cultura fragmentada e individualizada, assim como políticas diversificadas que assumem hoje uma dimensão central. A classe como um fenómeno social pode hoje ser negligenciada se se atribuir centralidade ao género, à raça ou à sexualidade. Apesar desta circunstância, a classe continuar a moldar as experiências entre as pessoas, as perceções acerca da educação, o nível de saúde física e mental e a esperança de vida. A negação das dinâmicas de classe e da desigualdade social foi desafiada pela investigação autobiográfica da classe trabalhadora. Esta investigação inspirou-se no movimento feminista, nos estudos biográficos e narrativos e nos desafios causados pela negação que os estudos social e culturais têm atribuído à experiência humana. A investigação e os trabalhos académicos destacam as mulheres da classe trabalhadora em contextos diversos e os diálogos intergeracionais. A classe cruza aqui com outras formas de opressão. O trabalho enfatiza como a educação de adultos exige uma reconceptualização holística, enquanto processo relacional, corporizado, emocional, narrativa, psicossocial, intelectual e até espiritual, na qual as dinâmicas de reconhecimento de si e do outro, do amor e da noção feminista de dar-se ao outro são centrais.

Keywords : classe; autobiografia; écriture féminine; reconhecimento..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )