SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1La Clase Importa, Entonces y Ahora: Educación de Adultos, Clase Social y las Perspectivas Narrativas Psicosociales yParticipación Social y Apoyo Social: Perspectivas de los Estudiantes con Discapacidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

SILVA, Janaina Marques et al. Fatores Críticos que Contribuíram para o Sucesso na Conclusão do Percurso Formativo de Estudantes da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Formação Profissional no Brasil. Sisyphus [online]. 2024, vol.12, n.1, pp.83-107.  Epub 01-Mayo-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.30661.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa empírica cujo objetivo foi identificar fatores críticos que contribuíram para o sucesso na conclusão dos percursos formativos de um grupo de egressos da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Formação Profissional no nível secundário brasileiro. Foi aplicada a análise de conteúdo dos dados obtidos através de entrevistas semi-dirigidas com dez egressos. Exploramos a noção de posicionamento, enquanto fenômeno social que circunscreve a posição que um indivíduo ou grupo ocupa num dado sistema social (Bernstein, 1996) em consonância com as disposições socioafetivas e cognitivas relacionadas com os processos de prazer/desprazer presentes no contexto escolar e com as representações e conceções do conteúdo, respetivamente (Bourgeois, 1999). Os resultados apontam para a elevação do posicionamento em estruturas hierárquicas circunscritas pela escolaridade, aprendizagem, conhecimento, relações sociocognitivas e perspectiva profissional, as quais estão correlacionadas com o desenvolvimento de disposições socioafetivas e cognitivas nas dimensões motivações, aspirações, valores adequados e características curriculares, nomeadamente aprendizagem colaborativas e metodologia de ensino.

Palabras clave : EDUCAÇÃO DE ADULTOS; FORMAÇÃO PROFISSIONAL; POSICIONAMENTO; DISPOSIÇÕES SOCIOAFETIVAS E COGNITIVAS; SUCESSO ESCOLAR..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )