SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Social Participation and Social Support: The Views of Students With Special Educational NeedsProfessional Identity and Teaching Practice on Teaching Portuguese Sign Language in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

ORDONANA, Jose A.; LORENZO, Arantza  and  LAUCIRICA, Ana. O Processo de Composição de uma Canção para o Ensino Básico Elaborada por Estudantes de Licenciatura em Educação Básica. Sisyphus [online]. 2024, vol.12, n.1, pp.130-153.  Epub May 01, 2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.30958.

Neste artigo analisamos a forma como os estudantes universitários avaliam o seu trabalho de composição cooperativa durante um semestre académico. São tidas em conta as variáveis de formação musical e género, entre outras. Os alunos compõem uma canção para uma sala de aula da educação básica. Participaram 89 estudantes, dos quais apenas 26 declararam ter estudado música em centros especializados. Os resultados mostram que os alunos participantes estão, em geral, muito satisfeitos com o trabalho realizado, especialmente as mulheres e os alunos com conhecimentos musicais. O envolvimento foi elevado, e percebe-se que a enculturação tonal na população em geral significa que certas atividades de criatividade musical que poderíamos considerar complexas podem, através do trabalho colaborativo, ser exercidas em contextos diferentes dos que derivam de uma formação musical especializada.

Keywords : EDUCAÇÃO MUSICAL; COMPOSIÇÃO MUSICAL; EDUCAÇÃO BÁSICA; COMPOSIÇÃO COLABORATIVA..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )