SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Participación Social y Apoyo Social: Perspectivas de los Estudiantes con DiscapacidadIdentidad Profesional y Práctica Docente en la Enseñanza de la Lengua de Signos Portuguesa en Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

ORDONANA, Jose A.; LORENZO, Arantza  y  LAUCIRICA, Ana. O Processo de Composição de uma Canção para o Ensino Básico Elaborada por Estudantes de Licenciatura em Educação Básica. Sisyphus [online]. 2024, vol.12, n.1, pp.130-153.  Epub 01-Mayo-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.30958.

Neste artigo analisamos a forma como os estudantes universitários avaliam o seu trabalho de composição cooperativa durante um semestre académico. São tidas em conta as variáveis de formação musical e género, entre outras. Os alunos compõem uma canção para uma sala de aula da educação básica. Participaram 89 estudantes, dos quais apenas 26 declararam ter estudado música em centros especializados. Os resultados mostram que os alunos participantes estão, em geral, muito satisfeitos com o trabalho realizado, especialmente as mulheres e os alunos com conhecimentos musicais. O envolvimento foi elevado, e percebe-se que a enculturação tonal na população em geral significa que certas atividades de criatividade musical que poderíamos considerar complexas podem, através do trabalho colaborativo, ser exercidas em contextos diferentes dos que derivam de uma formação musical especializada.

Palabras clave : EDUCAÇÃO MUSICAL; COMPOSIÇÃO MUSICAL; EDUCAÇÃO BÁSICA; COMPOSIÇÃO COLABORATIVA..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )