SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Participação Social e Suporte Social: Perspetivas de Alunos com Necessidades Educativas EspecíficasIdentidade Profissional e Prática Docente no Ensino da Língua Gestual Portuguesa em Portugal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

ORDONANA, Jose A.; LORENZO, Arantza  e  LAUCIRICA, Ana. O Processo de Composição de uma Canção para o Ensino Básico Elaborada por Estudantes de Licenciatura em Educação Básica. Sisyphus [online]. 2024, vol.12, n.1, pp.130-153.  Epub 01-Maio-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.30958.

Neste artigo analisamos a forma como os estudantes universitários avaliam o seu trabalho de composição cooperativa durante um semestre académico. São tidas em conta as variáveis de formação musical e género, entre outras. Os alunos compõem uma canção para uma sala de aula da educação básica. Participaram 89 estudantes, dos quais apenas 26 declararam ter estudado música em centros especializados. Os resultados mostram que os alunos participantes estão, em geral, muito satisfeitos com o trabalho realizado, especialmente as mulheres e os alunos com conhecimentos musicais. O envolvimento foi elevado, e percebe-se que a enculturação tonal na população em geral significa que certas atividades de criatividade musical que poderíamos considerar complexas podem, através do trabalho colaborativo, ser exercidas em contextos diferentes dos que derivam de uma formação musical especializada.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO MUSICAL; COMPOSIÇÃO MUSICAL; EDUCAÇÃO BÁSICA; COMPOSIÇÃO COLABORATIVA..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )