SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1The Process of Composing a Song for the Primary School Stage Elaborated by Students of Teacher Training in Child Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Sisyphus - Journal of Education

Print version ISSN 2182-8474On-line version ISSN 2182-9640

Abstract

ALMEIDA, Veronica Lima da Fonseca. Identidade Profissional e Prática Docente no Ensino da Língua Gestual Portuguesa em Portugal. Sisyphus [online]. 2024, vol.12, n.1, pp.154-176.  Epub May 01, 2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.32609.

Partindo de uma perspetiva antropológica, pretende-se refletir sobre a educação de surdos e a formação da identidade profissional dos professores surdos e as suas práticas no ensino da Língua Gestual Portuguesa (LGP), em Portugal. Adotou-se a metodologia qualitativa exploratória, através de estudos de caso, em instituições do sistema de ensino público das cidades de Coimbra, Porto e Lisboa, realizando-se entrevistas e observação. Analisou-se práticas discursivas pela ótica da narrativa de posicionamentos que informaram o processo socio-histórico da identidade profissional e da prática docente no ensino de LGP, na atualidade. Os resultados mostram a formação da identidade profissional constituída por uma identidade relacional que articula as trajetórias de vida e o desenvolvimento da formação do professor de LGP, e apresenta práticas pedagógicas com diferentes formas de pedagogias no ensino de LGP com implicações políticas e institucionais do ensino formal da LGP.

Keywords : ENSINO; LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA; FORMAÇÃO; TRABALHO; IDENTIDADE PROFISSIONAL..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )