SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1El Proceso de Composición de una Canción para la Etapa Primaria Elaborada por Estudiantes del Grado de Maestro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Sisyphus - Journal of Education

versión impresa ISSN 2182-8474versión On-line ISSN 2182-9640

Resumen

ALMEIDA, Veronica Lima da Fonseca. Identidade Profissional e Prática Docente no Ensino da Língua Gestual Portuguesa em Portugal. Sisyphus [online]. 2024, vol.12, n.1, pp.154-176.  Epub 01-Mayo-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.32609.

Partindo de uma perspetiva antropológica, pretende-se refletir sobre a educação de surdos e a formação da identidade profissional dos professores surdos e as suas práticas no ensino da Língua Gestual Portuguesa (LGP), em Portugal. Adotou-se a metodologia qualitativa exploratória, através de estudos de caso, em instituições do sistema de ensino público das cidades de Coimbra, Porto e Lisboa, realizando-se entrevistas e observação. Analisou-se práticas discursivas pela ótica da narrativa de posicionamentos que informaram o processo socio-histórico da identidade profissional e da prática docente no ensino de LGP, na atualidade. Os resultados mostram a formação da identidade profissional constituída por uma identidade relacional que articula as trajetórias de vida e o desenvolvimento da formação do professor de LGP, e apresenta práticas pedagógicas com diferentes formas de pedagogias no ensino de LGP com implicações políticas e institucionais do ensino formal da LGP.

Palabras clave : ENSINO; LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA; FORMAÇÃO; TRABALHO; IDENTIDADE PROFISSIONAL..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )