SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1O Processo de Composição de uma Canção para o Ensino Básico Elaborada por Estudantes de Licenciatura em Educação Básica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Sisyphus - Journal of Education

versão impressa ISSN 2182-8474versão On-line ISSN 2182-9640

Resumo

ALMEIDA, Veronica Lima da Fonseca. Identidade Profissional e Prática Docente no Ensino da Língua Gestual Portuguesa em Portugal. Sisyphus [online]. 2024, vol.12, n.1, pp.154-176.  Epub 01-Maio-2024. ISSN 2182-8474.  https://doi.org/10.25749/sis.32609.

Partindo de uma perspetiva antropológica, pretende-se refletir sobre a educação de surdos e a formação da identidade profissional dos professores surdos e as suas práticas no ensino da Língua Gestual Portuguesa (LGP), em Portugal. Adotou-se a metodologia qualitativa exploratória, através de estudos de caso, em instituições do sistema de ensino público das cidades de Coimbra, Porto e Lisboa, realizando-se entrevistas e observação. Analisou-se práticas discursivas pela ótica da narrativa de posicionamentos que informaram o processo socio-histórico da identidade profissional e da prática docente no ensino de LGP, na atualidade. Os resultados mostram a formação da identidade profissional constituída por uma identidade relacional que articula as trajetórias de vida e o desenvolvimento da formação do professor de LGP, e apresenta práticas pedagógicas com diferentes formas de pedagogias no ensino de LGP com implicações políticas e institucionais do ensino formal da LGP.

Palavras-chave : ENSINO; LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA; FORMAÇÃO; TRABALHO; IDENTIDADE PROFISSIONAL..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )