SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Caso Raro de Quisto do Colédoco Todani Tipo IIIFibrodisplasia Ossificante Progressiva: “Stone Man Syndrome” índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

COSTA, Marta Daniela Lameiras  e  CUNHA, Teresa Margarida. Leiomiomatose Peritoneal Disseminada: Relato de um Caso Raro numa Mulher sem História Prévia de Leiomiomas Uterinos. Acta Radiol Port [online]. 2020, vol.32, n.2, pp.27-30.  Epub 08-Jul-2021. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.19733.

A Leiomiomatose Peritoneal Disseminada (LPD) é uma doença rara que se caracteriza pela ocorrência de múltiplos leiomiomas disseminados pela cavidade peritoneal, ocorrendo mais comumente em mulheres em idade fértil. Apesar de ser tipicamente benigna, a LPD pode sofrer transformação maligna. Dado que a maioria dos casos são assintomáticos, estes tumores são geralmente diagnosticados de forma incidental.

O diagnóstico diferencial inclui a carcinomatose peritoneal ou a neoplasia maligna intra- abdominal disseminada; embora o contexto clínico e radiológico possa apontar para uma das referidas entidades, o diagnóstico definitivo só pode ser obtido com exame anátomo- patológico.

Os autores apresentam o caso de uma mulher com LPD incidentalmente descoberta no contexto de investigação de infertilidade. A paciente tinha sido submetida a miomectomia laparoscópica do ligamento largo há cinco anos, mas não havia história prévia de leiomiomas uterinos.

Foi também realizada uma revisão das características clínicas, patológicas e radiológicas desta entidade.

Palavras-chave : Leiomiomatose peritoneal disseminada; Leiomioma; Caso clínico..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )