SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número1Fratura da Prótese de Silicone da Cabeça do RádioCintigrafia Peritoneal na Avaliação de Comunicação Pleuroperitoneal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

NERI, Vanderson Carvalho et al. Arteriopatia Cerebral Autossómica Dominante com Enfartes Subcorticais e Leucoencefalopatia (CADASIL) Associada a Atrofia Cerebelosa de Múltiplos Sistemas (MSA). Acta Radiol Port [online]. 2021, vol.33, n.1, pp.35-36.  Epub 16-Jul-2021. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.21563.

Arteriopatia Cerebral Autossómica Dominan- te com Enfartes Subcorticais e Leucoence- falopatia (CADASIL) é uma doença genética autossómica dominante ligada a mutações no gene NOTCH3, se manifesta com enfartes cerebrais de pequenos vasos. Atrofia Cerebe- losa de Múltiplos Sistemas (MSA) é um grupo de síndromes neurodegenerativas caracteri- zadas por disfunções autonómicas, anomalias cerebelosas, parkinsonismo e degeneração cor- ticoespinhal.

O caso relata uma mulher de 66 anos, que apresentou episódios de alteração do equilíbrio e da marcha, após isquemia cerebral, mantendo episódios de desequilíbrio e lipotimia; marcha atáxica, dismetria e sinais extrapiramidais. Havia antecedentes familiares de doença isquémica do cérebro. Um estudo genético identificou a mutação no gene NOTCH3, na ressonância magnética, foram identificados sinais de microangiopatia periventricular compatíveis com CADASIL e alteração de sinal na ponte, no aspecto cruzado.

Palavras-chave : CADASIL; AMS; Imagens..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )