SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2 índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

RIBEIRO, Rita et al. Preditores de Sobrevivência e Margens Cirúrgicas Positivas em Doentes com Adenocarcinoma Ductal do Pâncreas: um Estudo Retrospetivo num Único Centro. Acta Radiol Port [online]. 2021, vol.33, n.2, pp.9-14.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.22421.

24.

Introdução: O adenocarcinoma ductal do pâncreas é uma das principais causas de morte por cancro. Apresenta uma baixa sobrevivência mesmo na pequena proporção de doentes submetidos a cirurgia. O objetivo deste estudo foi avaliar o valor da TC pré- operatória na previsão do envolvimento das margens cirúrgicas e identificar características imagiológicas preditoras de sobrevivência nos doentes com adenocarcinoma pancreático ressecável.

25.

Métodos: Foram avaliados retrospetivamente 62 doentes com adenocarcinoma pancreático confirmado histologicamente e submetidos a ressecção cirúrgica entre 1 de janeiro de 2010 e 30 de junho de 2019. Os registos clínicos e as TC pré-operatórias foram revistos para recolha de dados clínicos e imagiológicos. Os dados foram avaliados com o teste do Qui- quadrado e regressão logística binária. A análise de sobrevivência realizou-se com recurso ao método de Kaplan-Meier, ao teste de Log-Rank e à regressão de Cox.

26.

Resultados: Dos 62 doentes incluídos no estudo, identificaram-se 35 com margens negativas e 27 com margens positivas. Na análise multivariada, o contacto vascular revelou- se preditor de margens cirúrgicas positivas. A sobrevivência média foi de 26,3 meses, sendo significativamente diferente entre os grupos com margens positivas e negativas. Na análise de sobrevivência, a densidade tumoral na TC (HR=0,985, p-value=0,035) e sinais imagiológicos sugestivos de envolvimento perineural extra-pancreático (HR=2,324, p-value=0,048) foram identificados como preditores de sobrevivência.

27.

Conclusão: A TC pré-operatória é uma ferramenta útil na previsão das margens cirúrgicas positivas e sobrevivência, podendo ajudar na identificação de doentes com tumores ressecáveis com pior prognóstico que possam beneficiar de outras estratégias terapêuticas.

Palavras-chave : Pâncreas; Análise de sobrevivência; Tomografia computorizada..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )