SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Hemangioma da Mama no Homem: Uma Entidade RaraOclusão com Balão das Artérias Hipogástricas no Tratamento Cirúrgico do Acretismo Placentário: A Nossa Abordagem índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

ALVES, Ana Sofia; CAMELO, Rita; VARELA, Margarida  e  DIAS, João Lopes. Adenocarcinoma do Úraco: Um Tumor Primário a Não Negligenciar. Acta Radiol Port [online]. 2021, vol.33, n.2, pp.23-26.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.22237.

24.

O carcinoma do úraco é uma neoplasia rara e agressiva, que envolve o úraco, um remanescente do trato genito-urinário fetal que se estende desde o umbigo à cúpula vesical.

25.

Aqui apresentamos uma mulher de 49 anos com história de desconforto pélvico e massa supra-púbica palpável. A ecografia pélvica e a ressonância magnética revelaram uma massa supravesical na linha média de 55 mm, com origem no úraco e que se estendia inferiormente para a bexiga. As características da massa e a sua localização favoreceram o diagnóstico de carcinoma do úraco. Sem evidência de metástases regionais ou à distância. A doente foi submetida a ressecção cirúrgica do tumor e o exame histopatológico confirmou o diagnóstico de adenocarcinoma do úraco tipo entérico.

26.

O objetivo deste artigo é apresentar um caso de adenocarcinoma primário do úraco, descrever a sua epidemiologia e características clínicas, bem como ilustrar os principais achados de imagem juntamente com a correlação anatomo- patológica.

Palavras-chave : Úraco; Adenocarcinoma; Bexiga; Ressonância magnética..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )