SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Adenocarcinoma do Úraco: Um Tumor Primário a Não NegligenciarFibromatose Ovárica Bilateral índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

GAIO, Raquel; VALENTE, Maria Pulido; AFONSO, Maria de Carvalho  e  FERREIRA, Ana Isabel Simões. Oclusão com Balão das Artérias Hipogástricas no Tratamento Cirúrgico do Acretismo Placentário: A Nossa Abordagem. Acta Radiol Port [online]. 2021, vol.33, n.2, pp.27-30.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.24581.

21.

A morbimortalidade associada ao acretismo placentário resulta da hemorragia obstétrica massiva e das suas complicações secundárias, como coagulopatia, falência multiorgânica e morte materna. A oclusão peri-cirúrgica dos vasos pélvicos com balões endovasculares mostrou ser eficaz na redução das perdas hemáticas, necessidade transfusional e melhoria das condições cirúrgicas, com baixa incidência de complicações associadas ao procedimento. Assim, o radiologista de intervenção deve estar familiarizado com as indicações e considerações técnicas deste procedimento. O posicionamento ideal dos balões oclusivos é, todavia, ainda controverso e os protocolos diferem entre as instituições e a experiência local. Usando um caso de placenta increta como exemplo, este artigo fornece uma exposição detalhada dos pormenores técnicos e materiais utilizados no nosso centro para a oclusão com balão das artérias hipogástricas (a nossa abordagem preferencial), desde a sala de angiografia até à conclusão da histerectomia no bloco operatório.

Palavras-chave : Placenta acreta; Doenças da placenta; Complicações obstétricas do parto; Radiologia de intervenção..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )