SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Oclusão com Balão das Artérias Hipogástricas no Tratamento Cirúrgico do Acretismo Placentário: A Nossa AbordagemSubstituição Lipomatosa Pancreática Completa num Doente com Fibrose Quística índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

BRAUN, Marco Antonio Alves; DUARTE, Márcio Luís; SANTOS, Lucas Ribeiro dos  e  SILVA, Marcelo de Queiroz Pereira da. Fibromatose Ovárica Bilateral. Acta Radiol Port [online]. 2021, vol.33, n.2, pp.31-32.  Epub 31-Ago-2021. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.24147.

24.

A fibromatose ovariana é uma entidade benigna rara que afeta mulheres jovens, sendo caracterizada microscopicamente pela proliferação de células fusiformes e abundante matriz de colágeno. Por apresentar um quadro clínico e radiológico semelhante à de outras neoplasias mais comuns, a fibromatose ovariana deve ser diferenciada destas. No quadro clínico, a mulher apresenta dor abdominal, irregularidade menstrual e, por vezes, hirsutismo e virilização. No estudo de ressonância magnética, as lesões de fibromatose ovárica demonstram sinal hipointenso nas sequências ponderadas de T1 e T2 e o “sinal da coroa negra”. Uma vez feito o diagnóstico, deve realizar-se preferencialmente um tratamento conservador, a fim de preservar a fertilidade e função ovárica.

Palavras-chave : Ovário; Neoplasias ovarianas; Imagem por ressonância magnética..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )