SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Subespecialização em Radiologia: Indispensável e Gratificante índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Acta Radiológica Portuguesa

versión impresa ISSN 2183-1351

Resumen

FLOR-DE-LIMA, Beatriz et al. Patologias Comuns e Incomuns dos Tendões Peroneais em Ressonância Magnética. Acta Radiol Port [online]. 2022, vol.34, n.1, pp.9-16.  Epub 29-Abr-2022. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.25901.

Os tendões peroneais curto e longo atuam como estabilizadores laterais dinâmicos do tornozelo. Estes tendões podem apresentar diversas variantes, sendo que algumas predispõem ao desgaste do tendão ou podem mimetizar roturas tendinosas. Além disso, os tendões peroneais podem ser afetados por diversas patologias: algumas associadas aos próprios tendões (tendinose, rotura dos tendões e quistos gangliónicos intratendinosos) e outras relacionadas com a bainha tendinosa (como tenossinovite e sinovite vilonodular pigmentada). Por fim, outras condições estão relacionados com a laxidão ou lesão do retináculo peroneal superior (RPS), a estrutura mais importante na estabilidade dos tendões peroneais. Algumas patologias dos tendões peroneais passam despercebidas clinicamente e a ressonância magnética (RM) é uma ferramenta essencial na avaliação dos doentes com queixas recorrentes do compartimento lateral do tornozelo. O nosso objetivo é rever e ilustrar variações anatómicas comuns e incomuns dos tendões peroneais, assim como diversas patologias que podem ser encontradas em estudos de ressonância magnética.

Palabras clave : Tendões peroneais; Ressonância magnética; Variantes anatómicas; Patologia..

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )