SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Tumor Fibroso Solitário da Mama: Um Caso RaroDoença de Castleman: Causa Atípica de Pneumectomia índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

SOUSA, Matilde Almeida e; DUTRA, Eduardo  e  FERREIRA, Guida Matos. Hematoma Cervical Secundário a Hemorragia Espontânea da Tiroide. Acta Radiol Port [online]. 2022, vol.34, n.1, pp.33-35.  Epub 29-Abr-2022. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.25834.

A hemorragia espontânea da tiroide é rara, mas pode ser uma condição potencialmente fatal nos casos graves, por compromisso agudo da permeabilidade da via aérea superior. Apresentamos o caso clínico de uma mulher de 75 anos cronicamente anticoagulada, por fibrilhação auricular, que recorre ao Serviço de Urgência por tumefação cervical dolorosa de aparecimento súbito, com disfagia. Ao exame objetivo apresentava uma massa dura e dolorosa na vertente anterior paramediana esquerda do pescoço. A laringoscopia preliminar foi normal. O diagnóstico foi feito por ecografia e posterior caracterização com tomografia computorizada, que revelaram hemorragia de nódulo tiroideu, com disrupção capsular e extensão do hematoma para os espaços cervicais profundos, causando importante desvio traqueal e compressão da hipofaringe. Pelo agravamento clínico com desenvolvimento de dispneia, procedeu-se a hemitiroidectomia urgente. Este caso destaca a importância de um elevado índice de suspeição clínica e avaliação imagiológica atempada em doentes com apresentações atípicas de massa cervical.

Palavras-chave : Glândula tiroide; Nódulo da tiroide; Tiroidectomia; Hematoma; Pescoço..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )