SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2TC um Exercício da Tomografia Computorizada (TC) para Estudo da Diminuta Retenção Mucoide Nasossinusal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

MELO, Tatiana de  e  DIAS, Sílvia Costa. Uma Abordagem Sistematizada para o Diagnóstico de Lesões do Pescoço Pediátricas. Acta Radiol Port [online]. 2022, vol.34, n.2, pp.9-19.  Epub 31-Ago-2022. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.25771.

As lesões do pescoço em idade pediátrica representam um amplo leque de patologias, incluindo natureza congénita, inflamatória e neoplásica. A adequada história clínica e exame físico dirigem o diagnóstico. Contudo, exames de imagem são habitualmente necessários para o diagnóstico final. De modo a melhor escolher a modalidade de imagem mais apropriada e mais corretamente diagnosticar estas lesões, o médico radiologista deve estar familiarizado quer com o espectro de patologias, mas também com a apresentação clínica e achados do exame físico. Apresentamos alguns dos diagnósticos mais frequentes nesta faixa etária, e alguns menos frequentes, mas ainda assim pertinentes, organizados de acordo com os diferentes espaços cervicais de origem. Esta abordagem sistematizada ao tema permite uma rápida consulta para utilização clínica e ajuda à memorização das diferentes patologias.

Palavras-chave : Pediatria; Pescoço; Congénito; Diagnóstico imagiológico..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )