SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2Ovarian Torsion Mimicking a Malignant Ovarian Tumour author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Acta Radiológica Portuguesa

Print version ISSN 2183-1351

Abstract

VEIGA, José; SANTOS, Margarida Varela dos  and  DIAS, João Lopes. Actinomicose Pélvica. Acta Radiol Port [online]. 2022, vol.34, n.2, pp.27-30.  Epub Aug 31, 2022. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.25172.

A actinomicose é uma infeção crónica rara, causada por bactérias gram-positivas da espécie Actinomyces, integrantes da flora endógena da cavidade oral, gastrointestinal e genital feminina. Para causar infeção é necessário existir uma disrupção da mucosa. A presença de um dispositivo intra-uterino (DIU) de longa duração é um factor de risco. Apresentamos um caso de uma mulher de 32 anos que recorre ao Serviço de Urgência com dor abdominal, massa hipogástrica dolorosa e aumento progressivo dos parâmetros inflamatórios. Tinha como antecedente de relevo a utilização de um DIU. Foram realizadas ecografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética que demonstraram uma lesão desde a cúpula vesical até ao músculo recto abdominal, com captação heterogénea e restrição à difusão, associada a marcado edema regional. A citologia aspirativa identificou a bactéria Parvimonas micra e leucócitos polimorfonucleares. Foi submetida a resseção cirúrgica com resultado anatomopatológico de abcesso por Actinomyces.

Keywords : Actinomicose; Actinomyces; Infecção bacteriana; Infeção Pélvica; Dispositivo intra-uterino; Ressonância Magnética..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )