SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Torção do Ovário Simulando um Tumor Maligno do Ovário índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

VEIGA, José; SANTOS, Margarida Varela dos  e  DIAS, João Lopes. Actinomicose Pélvica. Acta Radiol Port [online]. 2022, vol.34, n.2, pp.27-30.  Epub 31-Ago-2022. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.25172.

A actinomicose é uma infeção crónica rara, causada por bactérias gram-positivas da espécie Actinomyces, integrantes da flora endógena da cavidade oral, gastrointestinal e genital feminina. Para causar infeção é necessário existir uma disrupção da mucosa. A presença de um dispositivo intra-uterino (DIU) de longa duração é um factor de risco. Apresentamos um caso de uma mulher de 32 anos que recorre ao Serviço de Urgência com dor abdominal, massa hipogástrica dolorosa e aumento progressivo dos parâmetros inflamatórios. Tinha como antecedente de relevo a utilização de um DIU. Foram realizadas ecografia, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética que demonstraram uma lesão desde a cúpula vesical até ao músculo recto abdominal, com captação heterogénea e restrição à difusão, associada a marcado edema regional. A citologia aspirativa identificou a bactéria Parvimonas micra e leucócitos polimorfonucleares. Foi submetida a resseção cirúrgica com resultado anatomopatológico de abcesso por Actinomyces.

Palavras-chave : Actinomicose; Actinomyces; Infecção bacteriana; Infeção Pélvica; Dispositivo intra-uterino; Ressonância Magnética..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )