SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Actinomicose PélvicaEstenose Traqueal Congénita: Uma Condição Rara e com Risco de Vida índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

SOUSA, Filipa Alves e  e  CUNHA, Teresa Margarida. Torção do Ovário Simulando um Tumor Maligno do Ovário. Acta Radiol Port [online]. 2022, vol.34, n.2, pp.31-34.  Epub 31-Ago-2022. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.25682.

A torção do ovário é uma emergência cirúrgica rara, geralmente de difícil diagnóstico atendendo à natureza inespecífica ou intermitente dos sintomas. A avaliação radiológica é quase sempre necessária para o seu diagnóstico e para exclusão de outras causas mais comuns de dor abdomino-pélvica aguda.

Embora a ecografia pélvica seja geralmente o exame de primeira linha, a torção do ovário pode ser inicialmente detectada através da TC ou da RM, devido ao uso crescente destas técnicas, especialmente da TC em contexto de urgência.

Existem alguns achados radiológicos específicos, tais como o whirlpool sign (resultante da torção do pedículo vascular do ovário) na presença de um tumor anexial ou de um aumento do ovário ipsilateral. No entanto, a apresentação clínica e os achados radiológicos podem ser ambos inespecíficos, e nesses casos, o diagnóstico correcto apenas pode ser sugerido através da correlação clínica e da compreensão da fisiopatologia subjacente aos diferentes estágios cronológicos da torção do ovário.

Palavras-chave : Torção do ovário; RM; TC..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )