SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Envolvimento Pancreático por Mieloma Múltiplo: Um Caso Clínico de Icterícia Obstrutiva Causada por Plasmocitomas Extramedulares PancreáticosDivertículo Cólico Gigante uma Complicação Rara de uma Doença Comum índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

CARVALHO, Diogo Costa et al. Carcinoma dos Ductos Salivares da Glândula Parótida: um Cancro Raro e uma Potencial Armadilha Sinistra. Acta Radiol Port [online]. 2022, vol.34, n.3, pp.23-26.  Epub 30-Dez-2022. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.27057.

O carcinoma dos ductos salivares é um tumor maligno raro das glândulas salivares, que afeta mais frequentemente a glândula parótida em homens na sua sétima década de vida. A apresentação consiste numa massa de crescimento rápido, que se desenvolve de forma agressiva com risco de metástases à distância numa fase inicial, recorrência local e elevada mortalidade. Os achados imagiológicos são inespecíficos, mas essenciais na caracterização das lesões e no estadiamento. O diagnóstico definitivo é feito através de análise anatomopatológica. A abordagem terapêutica não é ainda consensual, mas é habitualmente agressiva, recomendando-se parotidectomia total, assim como radioterapia pós-operatória em certos casos, e quimioterapia na doença metastática. Neste relato de caso, apresentamos um homem com 79 anos com uma tumefação de consistência pétrea e indolor na região parotídea direita, com placas cutâneas violáceas irregulares, que se veio a confirmar tratar-se de um carcinoma dos ductos salivares.

Palavras-chave : Carcinoma dos ductos salivares; Glândula parótida; Tomografia computadorizada; Ressonância magnética..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )