SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Carcinoma dos Ductos Salivares da Glândula Parótida: um Cancro Raro e uma Potencial Armadilha SinistraPET com 2-[18F]-FDG no Diagnóstico Diferencial entre Doença de Alzheimer e Demência Frontotemporal índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

MARQUES, Isabel; PEREIRA, Ana; RIBAS, Sónia  e  REIS, Mário. Divertículo Cólico Gigante uma Complicação Rara de uma Doença Comum. Acta Radiol Port [online]. 2022, vol.34, n.3, pp.27-29.  Epub 30-Dez-2022. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.27307.

Um doente de 80 anos recorreu ao serviço de urgência, em oclusão, com uma massa epigástrica dolorosa. A Tomografia computorizada (TC) indicava oclusão de delgado, em ansa fechada. Na laparotomia exploradora constatou-se um divertículo gigante do sigmóide, com 11cm de diâmetro, sem qualquer alteração a nível do intestino delgado. Procedeu-se a diverticulectomia. A histologia da peça revelou tratar-se de um divertículo verdadeiro tipo III, segundo a classificação de McNutt. O doente permaneceu assintomático, ao fim de mais de 6 meses de seguimento. Um divertículo gigante é uma complicação rara, de uma doença comum. A sua apresentação, inespecífica, nem sempre é esclarecida pelos achados da TC. Além de volvo intestinal, outros diagnósticos diferenciais incluem cistos de duplicação, divertículo gigante de Meckel ou duodenal, pseudocisto pancreático ou Pneumatose cística intestinal. O tratamento deve passar por resseção de forma a evitar perfuração e peritonite. A diverticulectomia é uma opção válida e menos invasiva.

Palavras-chave : Divertículo gigante; Doença diverticular; Oclusão intestinal; Tomografia computorizada..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )