SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Carcinoma Hepatocelular e Colangiocarcinoma Síncronos num Fígado Cirrótico de Etiologia AlcoólicaApendicite do Coto Apendicular: um Desafio Diagnóstico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

CAMPOS, Nuno Miguel Ferreira  e  DONATO, Paulo. Pseudoaneurisma da Artéria Hepática Após Transplante - Tratamento Endovascular com Stent Coberto. Acta Radiol Port [online]. 2023, vol.35, n.1, pp.40-42.  Epub 30-Abr-2023. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.28352.

Pseudoaneurismas da artéria hepática (PAH) após transplante hepático são raros e estão associados a elevada mortalidade. Existem diferentes opções terapêuticas para os PAH, incluindo a intervenção cirúrgica, tratamento endovascular através de embolização com coils ou aplicação de stents e ainda re-transplantação.

Descrevemos um caso de um paciente que desenvolveu um PAH após transplantação hepática, tratado com sucesso através de colocação de um stent coberto, permitindo a preservação do fluxo arterial hepático e assim um risco mínimo de falência do transplante.

O tratamento endovascular de PAH deve ser encarado como opção terapêutica de primeira linha, quer em pacientes sintomáticos quer em doentes assintomáticos.

Palavras-chave : Artéria hepática; Pseudoaneurisma; Stent; Transplante hepático..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )