SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2O Impacto Prognóstico da Sarcopenia em Doentes com Neoplasia Gástrica Submetidos a CirurgiaErro e Discrepância no Diagnóstico Radiológico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

PROENCA, F.; FREITAS, J.; GERALDO, A. F.  e  REIMAO, S.. Segurança na Neuroimagem em Idade Pediátrica. Acta Radiol Port [online]. 2023, vol.35, n.2, pp.15-23.  Epub 31-Ago-2023. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.29046.

A neuroimagem pediátrica é uma área específica, diferente do adulto, exigindo uma abordagem particular que tenha em conta as especificidades desta população na seleção de técnicas de imagem apropriadas para cada fase do seu desenvolvimento. O impacto da exposição à radiação ionizante ou contrastes e a análise risco/benefício devem ser tidos em conta na neurorradiologia pediátrica, principalmente quando se utiliza radiação ionizante. A ressonância magnética é uma técnica de imagem que não utiliza radiação e permite obter um maior detalhe anatómico do sistema nervoso central, sendo o método preferencial na idade pediátrica, apesar de algumas desvantagens. Os radiologistas devem ter em atenção que, para produzir imagens de elevada qualidade, existem várias limitações nesta idade, nomeadamente relacionadas com o seu pequeno tamanho e imaturidade. A falta de colaboração nesta faixa etária é um desafio que exige criatividade e métodos de aquisição de imagem rápidos para minimizar o uso de anestesia.

O objetivo deste artigo é fazer uma revisão dos principais desafios da neuroimagem pediátrica, focando nas especificidades destes pacientes, nomeadamente nas principais indicações para realizar exames de imagem, riscos e preocupações relativamente às técnicas de neuroimagem mais usadas, uso de contraste e anestesia e fornecer recomendações que otimizem a segurança na neuroimagem na pediatria, propondo um algoritmo de abordagem baseado na avaliação dos riscos/benefícios.

Palavras-chave : Crianças; Neuroimagem; Segurança; Radiação; Contraste; Anestesia..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )