SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Mielolipoma Extra-Adrenal Retroperitoneal: Um Desafio Diagnóstico com Correlação Anátomo-PatológicaLitíase Vaginal - Um Caso Raro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

MARTINS, Ricardo Silva et al. Carcinoma Adenóide Cístico: Uma Causa Rara de Obstrução da Traqueia. Acta Radiol Port [online]. 2023, vol.35, n.2, pp.40-43.  Epub 31-Ago-2023. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.29303.

O carcinoma adenóide cístico (CAC) da traqueia é uma neoplasia maligna rara, pouco consensual na literatura em relação ao estadiamento e abordagem terapêutica. Dada a raridade das neoplasias traqueais primárias, é por vezes difícil o diagnóstico correto com os achados clínicos e imagiológicos, o que condiciona frequentemente atraso no diagnóstico. A familiarização do radiologista com esta entidade é fundamental para a sua deteção precoce e inclusão no diagnóstico diferencial inicial das lesões mediastínicas, assim como na orientação da restante abordagem diagnóstica e terapêutica.

Descreve-se o caso de uma mulher com achados clínicos e imagiológicos compatíveis com uma neoplasia primária da traqueia, que se confirmou ser um CAC da traqueia. Dada a sua extensão longitudinal e a invasão de estruturas adjacentes ao diagnóstico, foi considerada cirurgicamente irressecável, pelo que foi proposta para radioterapia paliativa com iões de carbono.

Palavras-chave : Carcinoma adenóide cístico; Tumores da traqueia; Stent traqueal; Estadiamento; Radioterapia..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )