SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número3Avaliação do Alinhamento da Radiografia Pós-Operatória Imediata Versus a Tardia na Artroplastia Total do Joelho índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Acta Radiológica Portuguesa

versão impressa ISSN 2183-1351

Resumo

FREITAS, Inácio; SERRADO, Maria Ana; CASTANHA, Guida  e  RODRIGUES, Mariana. Avaliação do Preenchimento da Informação Clínica na Requisição de Exames de Imagem: Um Estudo Retrospetivo num Hospital Português. Acta Radiol Port [online]. 2023, vol.35, n.3, pp.4-10.  Epub 29-Dez-2023. ISSN 2183-1351.  https://doi.org/10.25748/arp.32885.

Introdução:

Reconhecendo a importância dos exames de imagem na prática clínica e a influência impacto da informação clínica fornecida na qualidade do relatório radiológico produzido, propusemo-nos a estudar as práticas relacionadas com a completude dos campos de preenchimento obrigatório nas requisições dos exames de imagem pelos médicos de um hospital português.

Materiais e métodos:

Realizámos uma análise retrospetiva de 2930 exames de imagem requisitados durante o mês de maio de 2022 pelos médicos do nosso hospital, tendo sido incluídas ecografias, tomografias computorizadas e ressonâncias magnéticas. Os dados foram categorizados com base no preenchimento da informação fornecida (completa/incompleta/ausente), local de origem da requisição (consulta externa; hospital de dia; internamento; urgência), exame solicitado e região anatómica avaliada. A associação entre variáveis foi avaliada utilizando a análise qui-quadrado de Pearson.

Resultados:

Das 2930 requisições de exames de imagem, 71,4% foram acompanhadas de informação clínica adequadamente preenchida, 27,3% das requisições preenchidas de forma incompleta e 1,3% com informação ausente. O exame mais frequentemente solicitado foi a tomografia computorizada correspondendo a 68,1%. Foram identificadas associações significativas (p<0,05) entre a adequação do preenchimento da informação clínica e método de imagem requisitado, assim como entre o local de origem da requisição do exame e a completude da informação clínica e qual a informação em falta. A informação clínica foi a mais frequentemente preenchida de forma adequada nas requisições originadas na consulta externa 73,4%.

Discussão:

O facto de no nosso hospital nem todas as requisições serem acompanhadas de informação clínica adequadamente preenchida, mostra que existe espaço para otimização das práticas de preenchimento vigentes. Também a compreensão dos fatores com impacto no seu adequado preenchimento permite-nos desenvolver formas de atuação com vista à otimização dos recursos disponíveis. Algumas das medidas implementadas passam por programas de sensibilização e capacitação assim como adoção de sistemas de informação eletrónicos facilitadores desse processo. Além disso, é crucial promover uma comunicação aberta entre radiologistas e clínicos.

Conclusão:

Os nossos resultados sublinham a necessidade de melhorar a comunicação e formação no processo de solicitação de imagens para aprimorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados no nosso hospital.

Palavras-chave : Requisição de exames de imagem; Informação clínica; Otimização de recursos; Comunicação interprofissional; Padrões de Prática Médica..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )