SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número2Introdução ao direito da educação: direito português e direito brasileiroO novo estatuto do ensino particular e cooperativo: um novo paradigma de autonomia e regulação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versión On-line ISSN 2183-184X

Resumen

SILVA, Mariana Vieira da. Introdução ao direito da educação: direito português e direito brasileiro. e-Pública [online]. 2014, vol.1, n.2, pp.30-59. ISSN 2183-184X.

A mudança de fronteiras entre o papel do Estado e do mercado constitui um dos principais pontos de fricção nas políticas públicas e nos debates atuais sobre o estado-providência, nomeadamente nas políticas de educação. A redefinição do papel do Estado no financiamento, no pagamento, na regulação e na prestação de serviços públicos está no centro das políticas educativas nas últimas décadas. Neste texto procurar-se-á dar conta do estado da arte sobre o papel do Estado na educação e dos principais debates contemporâneos nas políticas públicas de educação. Posteriormente, é apresentada uma proposta de periodização das políticas educativas de relação entre o Estado e o Ensino Particular e Cooperativo. Finalmente, são apresentados dados relativos à situação do Ensino Particular e Cooperativo em Portugal e à forma como podemos avaliar as políticas de liberdade de escolha da escola, por parte dos pais, nas dimensões relativas à qualidade das aprendizagens e à equidade.

Palabras clave : políticas públicas de educação; sectores público-privado; papel do Estado; concorrência; mercado.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )