SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Parlamentarismo e Brexit - Parte IIReflexões em torno da impossibilidade definitiva na execução dos contratos administrativos índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versão On-line ISSN 2183-184X

Resumo

RIBEIRO, Gonçalo de Almeida. Controlo judicial das restrições aos direitos sociais. e-Pública [online]. 2020, vol.7, n.3, pp.73-108.  Epub 22-Fev-2021. ISSN 2183-184X.  https://doi.org/10.47345/hlzz4752.

É cada vez mais comum a integração dos direitos sociais, na sua dimensão negativa ou defensiva, no modelo de controlo das restrições aos direitos de liberdade. O mesmo não sucede no domínio da dimensão positiva ou prestacional daqueles direitos. Os argumentos tradicionais mais pertinentes neste sentido apontam para diferenças estruturais entre os direitos de defesa e os direitos a prestações, agravadas no caso específico dos direitos a prestações sociais. Este texto procura demonstrar que, num universo significativo de casos, não há nenhum obstáculo estrutural (nem de outra natureza) a que as intervenções legislativas no domínio dos direitos sociais enquanto direitos a prestações sejam submetidas ao escrutínio judicial baseado no princípio da proporcionalidade característico do modelo de controlo das restrições aos direitos de liberdade.

Palavras-chave : Direitos Sociais; Direitos a Prestações; Restrições; Proporcionalidade; Natureza Análoga; Défice Horizontal..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )