SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número3Reflexões em torno da impossibilidade definitiva na execução dos contratos administrativosAs Formalidades Essenciais da União Europeia enquanto Direitos de Defesa e de Participação - Estudo sobre o Direito a uma Boa Administração índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

versión On-line ISSN 2183-184X

Resumen

COXO, Ana Raquel. O regime dos actos consequentes de actos anulados. Defesa de um conceito restrito de acto consequente. e-Pública [online]. 2020, vol.7, n.3, pp.143-171.  Epub 22-Ene-2022. ISSN 2183-184X.  https://doi.org/10.47345/iegu4976.

O presente artigo versa sobre o regime dos actos consequentes de actos administrativos anulados, o qual se encontra previsto, de forma paralela, no artigo 172.º do CPA e no artigo 173.º do CPTA. A aplicação do referido regime desperta múltiplas incertezas, nomeadamente quanto à abrangência do conceito de “actos consequentes”, ao prazo de intervenção sobre estes actos e ao âmbito da tutela dos “beneficiários de boa fé de actos consequentes” e dos “terceiros com interesse legítimo na manutenção de situações incompatíveis”. Através da defesa de um conceito restrito de acto consequente, pretende-se analisar, de forma crítica, o regime prescrito nas normas citadas, sem descurar a doutrina e a jurisprudência emitidas sobre esta matéria.

Palabras clave : Anulação; acto consequente; beneficiário de acto consequente; beneficiário de boa fé; emprego público.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )