SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1The reform of the procedural legislation applicable to the mandatory sports arbitrationOn civil liability of sports clubs and federations for damages arising from the spectators’ conduct in sports events author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


e-Pública: Revista Eletrónica de Direito Público

On-line version ISSN 2183-184X

Abstract

ALMEIDA, José Mário Ferreira de. O ÁRBITRO DO TRIBUNAL ARBITRAL DO DESPORTO PORTUGUÊS. e-Pública [online]. 2021, vol.8, n.1, pp.29-52.  Epub Feb 01, 2022. ISSN 2183-184X.  https://doi.org/10.47345/v8n1art3.

O presente texto procura descrever e analisar o estatuto do árbitro do Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) tal como resulta da Lei do TAD, aprovada pela Lei n.º 74/2013, de 6 de setembro com as alterações introduzidas pela Lei n.º 33/2014, e dos regulamentos recentemente aprovados, especialmente no Estatuto Deontológico do Árbitro do TAD em vigor desde 15 de novembro de 2020. Acrescentam-se algumas notas sobre o que se considera dever ser, na perspetiva do autor, a linha de aperfeiçoamento do quadro de poderes e deveres do árbitro no contencioso desportivo. Apesar se ser muito recente a criação da singular entidade que constitui o TAD, a observação das práticas impôs uma revisão do quadro regulamentar originário (aplicável à arbitragem voluntária e no quadro deontológico), permitindo um juízo crítico sobre a adequabilidade das soluções vigentes ante as especificidades do caso desportivo, bem como a formulação de propostas que concorram para a concretização dos objetivos subjacentes às opções do legislador de 2013-1014.

Keywords : TAD - Tribunal Arbitral do Desporto; árbitro; estatuto; poderes; deontologia..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )